SOBRE A PEQUENA COZINHA

A Pequena Cozinha surgiu com a proposta de uma loja virtual, especializada em preparos artesanais sob encomenda. Oferecer comida artesanal em pequena escala, com alimentos de verdade, e sem cair na tentação barata e perigosa do uso de aditivos sintéticos industriais nos alimentos (como essências, corantes e aromatizantes).
A nossa pequena loja virtual é democrática: Queremos e damos nosso espaço a outros produtores locais que possuam a mesma proposta que a nossa, de produzir alimentos/bebidas em pequena escala, com foco na qualidade do produto final.

NOSSO CRITÉRIO NA BUSCA DE INGREDIENTES E PESQUISA DE RECEITAS

Alguns exemplos de como funciona a proposta da nossa cozinha artesanal:

- Preferimos creme de leite fresco, ao invés de creme culinário ou de caixinha;
- Preferimos fazer o nosso próprio extrato de baunilha (feito a partir das favas da baunilha de verdade), ao invés da essência de “baunilha” vendida no supermercado (que sequer possui baunilha em sua composição)
- Preferimos manteiga pura, extraída do creme de leite in natura, ao invés de margarina ou misturas a base de soro de leite em pó.

Optamos pelo uso de ingredientes da melhor qualidade possível, dentre as disponíveis em nossa região. Não utilizamos sabores sintéticos ou imitações de produtos, artifícios baratos onde a utilização visa apenas o lucro ao invés do sabor e da qualidade.
Também gostamos de dar preferência a pequenos produtores locais, ao invés de grandes corporações e multinacionais. Com isso acreditamos estar contribuindo também com a economia local, e dando oportunidade a outros pequenos produtores que pensam como nós.


primeira receita de brownie, publicada em 1896

Quando decidimos preparar uma nova receita em nossa cozinha, buscamos oferecer algo que tenha uma identidade próxima e mais fiel possível da receita original para cada prato. Para isso, nós pesquisamos as raízes e as origens daquela receita, que vai desde livros de época já esquecidos, assim como registros históricos que transcrevam as origens de preparos clássicos.
Tudo isso para que a experiência de provar aquela receita seja a mais próxima possível da original. E mesmo quando optamos por uma versão mais contemporânea, buscamos não abrir mão da base dos ingredientes principais de cada receita.

Acreditamos que todas estas escolhas que defendemos em nossa cozinha, podem influenciar substancialmente no resultado final de cada produto nosso.

QUEM COMANDA A PEQUENA COZINHA

Cadu Di Alessandro trabalhou por mais de 10 anos com administração e vendas por meio de comércio eletrônico, na Gamequest Store.
Durante os últimos anos, a vontade em aprender mais sobre gastronomia foi tomando mais sua atenção, até que finalmente iniciou o curso de Gastronomia.
Formou-se em 2015 pelo Centro Universitário Barão de Mauá, e hoje é o cozinheiro “faz-tudo” da pequena cozinha.
Durante esse mesmo período, também deu aulas de culinária para as crianças da Parlenda: Casa Cultural Infantil.
Ocasionalmente, também auxilia com produtos criados exclusivamente para palestras e oficinas temáticas que abordam sobre a história dos alimentos no país, apresentados pelo mestre Toni de Souza e a doutora Nainôra Freitas.